O que é mamografia digital bilateral?
A mamografia digital é um dos exames obrigatórios para mulheres de 40 anos ou mais. É considerada um dos mais eficientes no diagnóstico do câncer de mama.
Para que serve?
- Rastrear câncer de mama tanto em homens como mulheres.
- Sim, homem também desenvolve câncer de mama e é muito mais agressivo que na mulher.
- Não basta levar em conta somente os sintomas que a mulher pode apresentar como dor ou desconforto ou mesmo alterações no palpação ou aspecto visual da pele.
- O aparelho de mamografia digital bilateral é capaz de diagnosticar lesões mínimas que podem ser consideradas suspeitas.
- Para mulheres que tem histórico de câncer na família, a idade inicial para realizar a mamografia digitalizada é aos 30 anos e então, anualmente.
Como se preparar?
A mamografia convencional ou digital, não exige grandes preparos, mas algumas atitudes podem facilitar o exame e diminuir o incômodo para a paciente como:
- Para favorecer a captação das imagens, evite passar cosméticos (desodorante, talco, perfume, hidratante ou outro creme) na região das mamas e axilas.
- Se tiver próteses de silicone, informe ao profissional que estiver conduzindo a mamografia. Elas podem dificultar a visualização das imagens, pois não são transparentes sob a radiação.
- Lembre-se de levar, sempre, resultados de mamografias ou exames anteriores na região das mamas. Essas informações podem ajudar na hora do diagnóstico.
- Quando possível, escolha uma data longe da menstruação. Além de ter a densidade do tecido glandular aumentada, durante esse período. as mamas ficam mais sensíveis, gerando maior desconforto durante o exame.
Entre em contato com a unidade onde deseja fazer o exame para maiores informações sobre a disponibilidade do mesmo.